Modelo Vivo na APBA (Associação Paulista de Belas Artes )

Uma das várias atividades promovidas pela APBA – Associação Paulista de Belas Artes – é a Sessão de Modelo Vivo, realizada semanalmente. Neste post, compartilhamos registros de duas sessões de desenho de alguns dos talentosos artistas que frequentam o espaço.

Serviço:

  • Dias: Toda quarta-feira e quinta-feira
  • Mais informações: secretaria@apba.com.br
  • Horário: Das 14:30 às 16:30
  • Local: R. Conselheiro Crispiniano 53, 13° andar, Centro de São Paulo

Arnaldo Itamar Ribola Menon

Nasceu em 1942, é dentista aposentado. Começou a frequentar a APBA ainda estudante tendo contato com Modelo Vivo, Natureza Morta e pintura em óleo sobre tela. Interrompeu a atividade artística para se dedicar à profissão na Prefeitura Municipal de São Paulo. Voltou a frequentar as sessões de Modelo Vivo na APBA em 2012. Atualmente se dedica a Pintura a Óleo.

Eduardo Zabaleta ( Zaba)

Nascido em São Paulo, em 1957, onde reside, graduado em Publicidade e Propaganda pela ECA- USP, dedica-se a temas figurativos e vem trilhando caminhos pela arte abstrata. Utiliza várias técnicas e materiais, buscando desafios na pintura a óleo, acrílica, aquarela, colagens, gravuras e desenhos a carvão. Frequenta os ateliês de gravura da Oficina Oswald de Andrade. Frequentou os ateliês do MUBE e Plein Air Studio. Conselheiro da APBA, é técnico em Restauração pela Escola Técnica Templo da Arte e pelo Museu da Arte Sacra de São Paulo.

Contato:
Email: zabaleta@uol.com.br
Telefone: (11) 973242960

Eiji Yajima

Nascido em Getulina, SP, em 1943, é arte educador e professor universitário, com graduação em Desenho e Plástica, especialização em Aquarela e mestrado em Arte e Educação e Cultura. Publicou livros didáticos de Plástica, Desenho e Desenho Geométrico pela Editora IBEP. Premiado em diversos salões com prêmios aquisitivos, é membro da APBA, onde participa de desenho de modelo vivo, não se limitando somente à imagem figurativa, mas envolvendo o pensamento na relação gráfica e visual entre o modelo vivo e o lugar que ocupa no espaço.

Contato:

  • Email: eiji.yajima@gmail.com
  • Telefone: (11) 994349378

Eliane de Camargo

O aprendizado ocorreu no Liceu de Artes e Ofício, com foco no desenho e na aquarela seguido do curso de Artes Plásticas na Faculdade Integrada de Guarulhos, com formação em Licenciatura Plena. O que acontece de melhor no processo de criação é o milagre da calmaria, o desligamento do mundo exterior. Todas as linhas são carregadas de reflexões. Quando cada obra é terminada, flui a alegria dos momentos vividos no processo. É atingida a sensação de encantamento da tarefa cumprida com o paradoxo de ainda haver muito por terminar.

Contato:

  • Email: eliane@frutodearte.com.br
  • Telefone: (11) 981964153

Enivaldo Pires

Nascido em São Paulo, SP, em 1962, desde a infância demonstrou aptidão para o desenho, mas somente na idade adulta pôde desenvolver essa atividade participando de vários cursos de desenho e pintura. Em 1992 ingressou na APBA e, sob a orientação de Paco Sanchez, passou a frequentar as sessões de Modelo Vivo. Também frequentou sessões com Modelo Vivo no CCSP e outros espaços culturais. Participou de várias exposições coletivas na APBA. Seu tema predileto é a figura humana, do nu artístico ao retrato, e busca novas maneiras de expressá-la e também a sua identidade como artista.

Contato:

@enivaldesenho (Instagram)

Gomes Cruz

Nascido em Rio de Contas, BA, em 1957, Ademir Trindade Cruz mudou com os pais, no ano seguinte, para São Paulo, SP, onde cresceu e vive. Aos vinte anos, iniciou seus estudos de desenho na APBA. Entre 1997 e 2001, cursou Artes Plásticas na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado. A partir de 2021, passou a frequentar mais intensamente as sessões de Modelo Vivo da APBA, interessando-se pelo movimento do modelo. Desde 1985, assina seus trabalhos com o pseudônimo Gomes Cruz, em homenagem à mãe. Trabalha como professor de desenho e pintura.

Contato:
Email: gomescruzbr@yahoo.com.br
Telefone: (11) 962224527

Heliete Botelho

Nascida em Santos (SP) em 1959. Arquiteta, formada em 1981 pela UFRJ. Começou nas artes plásticas em 2005, fazendo gravuras. Ao se aposentar, começou a fazer esculturas e aquarelas. Participou de salões e exposições coletivas.

Contato:

Instagram: @helietebotelho

Jonas Almeida

Nascido em São Paulo, SP, em 1961, iniciou a sua formação artística na segunda metade da década de 1970, quando fez parte do grupo orientado pelo artista plástico Martins de Porangaba. Nos anos seguintes, frequentou sessões de modelo vivo na APBA, no Museu Lasar Segall, na Oficina Cultural Oswald de Andrade e na Pinacoteca do Estado, onde participou de mostra coletiva em 1990. Atualmente desenvolve uma linguagem fundamentada na arte contemporânea figurativa.

Contato:

  • Email: jjonasalmeida@terra.com.br
  • Telefone: (11) 999929892

Marco Antônio de São Pedro (São Paulo, 1957).

Graduado em 1980 pela Escola Superior de Propaganda e Marketing em criação publicitária, começou a estagiar e trabalhar em estúdios de agências de propaganda ao mesmo tempo em que cursava a faculdade, produzindo layouts, artes finais e ilustrações. Posteriormente fez estudos independentes em desenho e pintura na Academia de Arte de San Francisco, Estados Unidos, retornando ao Brasil e trabalhando em estúdio próprio com ilustração editorial e publicitária. Passou a dedicar-se mais nas artes plásticas e exposições de 2002 até o presente. Frequenta a Associação Paulista de Belas Artes desde 2018 em sessões de desenho de modelo vivo e exposições.

Contato:
  • Email: saopedro@uol.com.br
  • Telefone: (11) 99105-6871

Miriam Barros

Ricardo Ribeiro Machado

Nasceu em 1963 em São Paulo, SP. Formou-se em Arquitetura na USP em 1987. Estudou pintura no Liceu de Artes e Ofícios com o professor Cirton Genaro e técnicas de desenho e ilustração no SESC. Trabalha desde 1993 com desenhos e ilustrações de temática esotérica. Frequenta as sessões de modelo vivo da APBA desde 1998. Em 2018, passou a coordenar as sessões. Com experiência em técnicas como pastel, aquarela e óleo, no período da pandemia, passou a trabalhar, durante as sessões, com crayon em representação realista.

Contato:

  • Email: rrmachado63@gmail.com
  • Telefone: (11) 995191129

Silvio de Melo

Nasceu em 1957na cidade de Pacaembu, SP, e iniciou estudos de desenho e pintura em 1974 na Escola Brasileira de Desenho. Participou de várias exposições e realizou, em 2019, residência artística em Veretz, França, em comemoração aos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci. Integra o Grupo de Arte Belenzinho e trabalha em seu ateliê em Arujá, SP. Busca estabelecer uma conexão entre composição e cor na distribuição da figura no espaço, aliando as técnicas de desenho e pintura.

Contato:

Email: Silviomelo105@gmail.com
Telefone: (11) 959486966

Modelo: Vera França

Figura icônica, que já posava para Flávio de Carvalho, Vera é uma das presenças constantes nas sessões de Modelo Vivo da APBA. Um pequeno histórico de sua trajetória pode ser encontrado em

Modelo vivo, Vera França ganha homenagem no Ateliê Contraponto

Modelo Filipe (Minibio em breve)

Um comentário em “Modelo Vivo na APBA (Associação Paulista de Belas Artes )

  1. Maria Elizabeth Keppe 9 de janeiro de 2024 — 18:40

    Ótima matéria!

    Curtir

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close